sábado, 29 de junho de 2024

Londres


Londres, um filme me mostra, um filme de guerra, anos 1940. Faz frio, e as pessoas tentam sobreviver. Faz tempo, isso passava na TV, eu tinha uns 13 anos e tinha medo da vida. Depois, de Londres, vieram as bandas, anos 1980, aí eu gostei. E diminuí o medo. "Don't You (Forget About Me)".

Coisa


"Coisa" aplica-se a qualquer coisa. Como "negócio": "que negócio (ação, ideia) é esse?" Coisa é tudo e, curiosamente, nada. Há que se entender o espírito da coisa. "Coisa feia!" "Pegue a coisa ali!". "Deixe de coisa!"

Estreito de Gibraltar


Há lugares cujos nomes parecem uma grife. Estreito de Gibraltar, por exemplo. Bonito, forte, sonoro.

O Aroma do Café


O café, antigamente, tinha aroma. O café que o povo toma, o café simples, esse barato que se vende em todo lugar. De longe, sentíamos quando alguém estava fazendo café. Hoje, não. E o gosto parece o de uma espécie de xarope.

Um Filme


Um filme dos anos 1970. Algum lugar dos Estados Unidos, uma cidade no deserto. Tarde de calor, poeira, um carro possante e um homem em busca de solucionar um mistério. Uma mulher, linda, que cruza seu caminho. Ironias, verdades, segredos, luta. Um bandido impiedoso que morrerá, no final. Um beijo, música ao fundo, a câmera abre para o horizonte, o letreiro começa a subir. The End.

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Menos Incômodos


Caso sejamos menos incomodados, seremos mais humildes e realistas, levando-nos a ver que a vida não gira ao nosso redor e que não temos o controle de tudo. Aquele que muito se incomoda, é porque se acha capaz de bem mais que o que a realidade lhe sugere.

O Desejo


A fruta roída sugere a presença de um desejo. Quem a roeu não precisa estar na cena. Nossos instintos sabem sentir o acontecido e, junto, também sentir o desejo pelo doce da maçã, o prazer de mordê-la e penetrá-la. Como se, ao vermos alguém andando de bicicleta, nos sentirmos também pedalando ao vento, o vento batendo ao rosto.

O Gigante Júpiter


Júpiter é o maior planeta do sistema solar. Tem 2,5 a massa de todos os outros planetas desse sistema juntos.

quarta-feira, 26 de junho de 2024

O Que Vejo No X


Tenho perfil no X, mas não mantenho postura de opinar. Aquilo ali, para mim, é mais como um canal de TV, aonde observo alguma coisa. Nos últimos tempos, o que me chama a atenção são as questões geopolíticas, possibilidade de guerras no mundo, além da crise climática.

terça-feira, 25 de junho de 2024

Um Ponto


Um ponto não possui volume, área, comprimento, altura. Um ponto não tem dimensões. Mas existe como espaço. Porque existem o conceito e sua compreensão.

Que Nome Carregava?


Areia, areia, areia. Sol. As pernas já ficando pesadas. Mas aonde estamos, não é um deserto. A água está ali. Caminhamos na margem do rio, bem perto do oásis que é adentrar a água. Há cem anos, quem por aqui caminhava? O que pensava? Que nome carregava? Que ave pousou na árvore que agora já não mais há?

Bila e Janda


Aonde nasci, cresci e vivo, interior do Ceará, não se diz "bola de gude", mas, sim, bila. Bila, bem, não sei de onde vem. Como, no passado, para aro de pneu de bicicleta, dizia-se "janda". Janda é diferente. E bila é mais simples, embora bola de gude também seja legal.

Táxi


Táxi, palavra e coisa, me parecia doutra ordem, algo de outro mundo. Os filmes mostravam, mais ou menos, assim. Mas não era estranho. Era agradável. Esta palavra "táxi" é direta e simples. E era (é, de fato) mais bonita que "uber". "Um táxi, por favor!"

Pássaro Amarelo Que Come Lagartas


Corrupião é um pássaro bonito, amarelo e preto, com um canto mavioso, se assim posso dizer. Seu nome científico, Icterus jamacaii, é a junção do grego (ikterus - amarelo), com o tupi (jamacaii - pássaro que come lagartas). Considero interessante esse encontro do grego com o tupi.

Retratar


Curioso que ninguém, para isto, ou seja, bater fotos, usava a fácil expressão retratar. Talvez, porque retratar seja usado como "pedir desculpas, retratar-se com alguém".

Augusto - o que é isso?


"Salve, símbolo augusto da paz!", diz o segundo verso do Hino à Bandeira brasileira. Lembra-me a minha infância, na escola, quando eu e meus coleguinhas cantávamos, antes de entrar na sala. "Augusto", que pouca gente se importa em saber o que é e que não é só nome de gente, significa, entre outras coisas, elevado, excelso, eminente.

segunda-feira, 24 de junho de 2024

A Máquina de Escrever


Era o que tínhamos como tecnologia. Mas, nesse caso, uma que podia dar brilho direto a quem soubesse utilizar. Escrever à máquina, mostrar destreza, realizar interação com algo evoluído. Como quem aprendesse a dirigir um carro e se torna-se capaz de algo que poucos podiam.

O Córrego


Foi o primeiro córrego que vi. De repente, aquele veio d'água no meio do mato. Água rasa e estranha, como num filme.

Pôr do sol


Gosto da palavra "crepúsculo". As proparoxítonas têm bom efeito fonético. Mas, confesso que, por cultura, prefiro pôr do sol. E gostava mais quando era separada por hífen, assim: "pôr-do-sol".

A Sabedoria Tocava no Rádio


"E a coisa mais certa de todas as coisas
Não vale um caminho sob o sol
E o sol sobre a estrada, é o sol, é o sol sobre a estrada, é o sol."

|Fragmento de "Força Estranha", de Caetano Veloso

Réstia de Luz


Réstia de luz, a expressão, é já, sozinha, um poema. A réstia, ela mesma, é poesia, viva poesia. Como toda a beleza que encontramos a disposição dos nossos sentidos.

Andorinhas


Andorinhas, eu as via quando criança. Lá no alto da torre da igreja. Toda ave, se voa, tem a nossa inveja. Ou, simplesmente, a nossa admiração.

Nunca Diga Nunca

Nunca diga "nunca", o não definitivo diante do - incerto - amanhã. Hoje és uma pessoa que, talvez, amanhã não se confirme inteiramente. Como o são, igualmente, os momentos, os quais mudam e se tornam outros, diferentes.

She


Arrebatamento. Elvis Costello cantando "She". Você viu e ouviu, pois você conhece o filme "Um Lugar Chamado Notting Hill". Julia Roberts e Hugh Grant têm boa química. E eu gosto de romance.

O Trem Que Não Há

E se houvesse linha de trem aonde moro? Eu gostaria. Imagino uma boa viagem, observando a paisagem, sentindo aquele balanço. Seria muito bom mesmo. Não dói esta falta. Só frustra.

Flauta


Há palavras que bem representam a coisa concreta. Flauta, por exemplo, tem a sinuosidade e suavidade do objeto flauta. Já é, em si, música. Flauta! Como também tambor. Ou mão.

Um Gol do Pelé


O que é antigo e bom, é-me comovente. Vejo um gol do Pelé, e o aprecio como beleza que não se repetirá. Localizo um tempo que se foi e que me traz nostalgia. E isso, de algum modo, faz-me bem

O Cio de Certos Animais


Noite em que não dormi direito. Os gatos no telhado não deixaram. O cio de certos animais é muito animado. Isso ficou parecendo um poema chinês.

domingo, 23 de junho de 2024

Fragmento de uma Canção do Belchior


"Minha rede branca
Meu cachorro ligeiro
Sertão, olha o concorde
Que vem vindo do estrangeiro
O fim do termo Saudade
Como o charme brasileiro
De alguém sozinho a cismar"

Da canção "Tudo Outra Vez", do inesquecível Belchior

Nome de Rua


Os nomes das ruas, nós os temos, na maioria das vezes, como se fossem números, placas de sinalização do trajeto. Apenas isso. As pessoas por trás dos nomes não importam. Mas não agimos assim por mal. É o modo automático da vida, especialmente nas grandes cidades.

Um Pouco Mais de Fernando Pessoa

 "Os seres, objectos, ou figuras, a que chamamos exteriores, manifestam-se à nossa sensibilidade, primeiro, como formas; segundo, como grandezas; terceiro, como em movimento ou em repouso. Assim os concebemos, porque os sentimos, a todos — não menos o muito pequeno que o muito grande, tanto a árvore como sua sombra."

- Fernando Pessoa, in "Os Seres, objectos, ou figuras, a que chamamos exteriores...

Palavra Breve de Fernando Pessoa


"Sê plural como o universo"

X  f  👣  🐝  🧡